Um suspeito é atordoado três vezes com Taser pela polícia antes de ser esmurrado ? Nova York ? Não, as ruas de Nottingham

http://www.dailymail.co.uk/news/article-1193174/A-suspect-tasered-times-police-punched-New-York-No-streets-Nottingham.html

Houve nova controvérsia sobre os métodos policiais na noite passada após oficiais acertarem três vezes um homem com uma pistola TASER e baterem nele repetidamente assim que deitou no chão.

Sequências chocantes mostram um agente repetidamente atordoando o homem de 40 anos de idade com a arma de alta tensão assim que ele deita no meio do movimentado centro da cidade.

Seu colega então parece socar o homem com bastante força três vezes no pescoço e ombros.

As fotos mostram o oficial à esquerda atingindo com taser o suspeito que agoniza no chão enquanto o seu colega fica para trás e assiste

As fotos mostram o oficial à esquerda atingindo com taser o suspeito que agoniza no chão enquanto o seu colega fica para trás e assiste

Uma  multidão se junta em volta do homem, e ouve-se um espectador gritar: “Ele não parece estar resistindo.”

As imagens, captadas por um taxista , foram encaminhadas de forma voluntária a Comissão Independente de Queixas da Polícia pela polícia do condado de Nottingham , o qual disse que mais cedo o homem tinha atingido um agente.

Mas o fato provocou alarde sobre uma decisão da ex-Ministra do Interior Jacqui Smith para armar a polícia com as armas atordoantes, que disparam dois dardos no final dos fios transportando um choque de 50.000 volts.

Ela disponibilizou 6.000 tasers extras para as forças de todo o país somente no mês passado.

Isto também ressucitou a controvérsia sobre as táticas policiais, na esteira das declarações de que agentes agrediram manifestantes perto da cúpula do G20 em Londres, em Abril.

Porta-voz dos Liberais Democratas Chris Huhne disse: “Estas imagens chocantes fazem com que nos questionemos sobre a sensatez de equipar mais e mais agentes da polícia com tasers.”

Mais agentes então juntaram-se aos colegas e todos participaram da detenção do suspeito abatido

Mais agentes então juntaram-se aos colegas e todos participaram da detenção do suspeito abatido

“Estas são armas perigosas que mataram 334 pessoas nos Estados Unidos, mas o Ministério do Interior parece estar considerando-as como um padrão a ser seguido nos procedimentos habituais.”

“ Tasers devem ser tratados como armas de fogo e utilizados em último recurso, nunca em primeiro lugar ”. O incidente aconteceu no centro da cidade de Nottingham em torno de 12:30 do domingo.”

A polícia disse que foram chamados por funcionários de um dos pontos noturnos da cidade. Um agente foi agredido e necessitou de tratamento hospitalar, disseram.

O assistente da chefia de polícia do condado de Nottingham Peter Davies afirmou: “Estamos cientes de que alguns membros do público podem estar preocupados com isso.

“A confiança do público é muito importante para nós, e é por isso que remetemos este assunto para abertura de inquérito no IPCC.

“Estamos assistindo outras imagens de CFTV na área para garantir que tenhamos uma visão clara dos acontecimentos que levaram a detenção e gostaria de pedir que qualquer um de posse de tais provas, incluindo a pessoa que tirou as fotos que venha a público testemunhar.”

Shami Chakrabarti, diretor do Liberty, disse: “Embora imagens de vídeo raramente contem uma história completa, essas fotos são motivo de séria preocupação.”

O agente policial à direita do quadro tem o seu braço direito puxado e erguido para trás como se  socasse o suspeito três vezes na cabeça

O agente policial à direita do quadro tem o seu braço direito puxado e erguido para trás como se socasse o suspeito três vezes na cabeça

“Tasers são supostos de serem um último recurso mais seguro do que as armas de fogo, mas sempre houve o perigo de se tornar demasiadamente fácil o seu uso de rotina.”

A polícia disse que um homem de 40 anos foi detido sob suspeita de lesões corporais graves e solto sob fiança. Um porta-voz disse que nenhuma queixa tinha sido feita contra os agentes envolvidos e ninguém havia sido suspenso.

Armas TASER – que consistem em dois dardos no final de fios contendo um choque de 50 mil volts – podem ser letais.

Elas tem um alcance de cerca de 20 pés, foram ligados por grupos de direitos humanos a centenas de mortes nos EUA e Canadá.

Elas são hoje amplamente utilizadas em todo o Reino Unido, com o Governo agindo para equipar as forças em todo o país com mais 10 mil.

Mas especialistas daqui também alertaram que utilizar tasers em as crianças e adultos vulneráveis poderia provocar um ataque cardíaco.

Na semana passada um policial no Texas (EUA), causou indignação após atingir com taser uma mulher de 72 anos quando ela foi parada por dirigir a uma velocidade de 60 mph em uma zona 45 mph.

Ele emitiu uma multa mas a bisavó na mesma hora recusou-se a assinar.

Em janeiro um veterano de guerra foi baleado com a arma atordoante em Llandudno, no Norte de Gales depois que ele desapareceu da casa de cuidados em que estava e ameaçou cortar a garganta com cacos de vidro.

De acordo com as orientações da Associação de Agentes da Chefia de Polícia,tasers não devem ser utilizados indiscriminadamente.

Eles afirmam: “O seu objetivo é neutralizar temporariamente um indivíduo para controlar a ameaça que ele representa. Não deve ser usado para causar sofrimento ou dor durante o desempenho de funções oficiais.”

Uma resposta para Um suspeito é atordoado três vezes com Taser pela polícia antes de ser esmurrado ? Nova York ? Não, as ruas de Nottingham

  1. carlos roberto silveira disse:

    SP.06.07.2009
    Vigilância Privada também esta autorizada a usar armas de choque, espargidor de gás pimenta e algemas.

    Agora liberada para segurança privada.
    Com a publicação da portaria.n°358 de 25.06.2009(publicação no diário oficial da união).Alcance da arma ate 10 metros
    Para o transporte de valores o alcance será de 50 metros

    Em seu artigo. 70 e parágrafo 11,autoriza que as empresas possa comprar e utilizar armas de descarga elétrica na segurança privada,(armas não letais).
    Treinamento com duração de 14 hs., Para a segurança patrimonial e pessoal.
    Neste treinamento esta embutida o uso do gás de pimenta e algemas.

    Já para os que trabalham no transporte de valores o treinamento será de 20 hs, pois tem também o uso de granada de gás lacrimogêneo.
    Projéteis de borracha. Nas armas de calibre 12.

    Escola provig, esta programando para o dia 11.07.2009 o primeiro treinamento para o corpo de instrutores desta escola, contato.
    Renato Souza, tel.3618.4900 nextel. 78550399.
    Tel. da policia federal sp. 3538.5000.
    Para conseguir imagens ver com a escola e a empresa que ira treinar…

    Alguns dados :uma arma de fogo , custa hoje R$ 1700,00 , as munições deveriam ser trocada a cada 6 meses assim diz o fabricante, mas nem 10 % das 1400(em todo o pais) empresas de segurança fazem a troca como determina o fabricante.
    Usa-se(arma de fogo) por mais de vinte anos, pois não tem prazo de validade.

    Uma arma de choque agora no mercado brasileiro , importada por uma só empresa , estrangeira autorizada pelo Exercito Brasileiro , ainda não temos todas as informações .

    Colete a prova de balas .
    Os coletes a prova de balas , após o vencimento que são de 5 anos devem ser devolvidos a empresa fabricante para que seja destruído..isto vale para toda empresa de segurança e vigilância e as empresas de transporte de valores..
    Conquista.
    A conquista da obrigação de fornecer o colete a prova de bala é de dez de 2006 ,através da portaria 191 de 2006 do Ministério do Trabalho e emprego.Até dez de 2011 todos os postos de trabalho ( de todo o Pais ) que utilize arma deve fornecer os coletes , são 20 % do efetivo de trabalhadores,.hoje tem aproximadamente 270 mil armas nas empresas de segurança privada.
    Por outro lado os seguranças irregular , só no estado de são Paulo, chega a cifra de 400 mil , no Brasil tem mais de 1.8 milhões de segurança e vigilantes clandestino..incluindo esses que fazem a pseudo segurança nas vias publicas .
    So para lembrar na via publica , somente a Policia Militar pode atuar.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: