Não Disparem Tasers no Peito, Adverte o Fabricante

 http://rawstory.com/2009/10/fire-tasers-chest/

Por Agence France-PresseTasernopeito
Quarta-feira, 21 outubro de 2009 – 13:16

WASHINGTON – O fabricante americano da arma de choque Taser advertiu a polícia para não apontar a arma para o peito dos suspeitos, após admitir ter preocupações sobre riscos para o coração, pela primeira vez.

A Taser International enfatizou que sofrer um “evento cardíaco adverso” após ser atingido seria “extremamente improvável”, mas grupos de direitos humanos dizem que centenas de pessoas foram mortas por armas de eletrochoque.

Em um boletim de 12 de Outubro, a empresa sediada no Arizona divulgou novas diretrizes dizendo que tinha “baixado o ponto de mira recomendado do centro do corpo para abaixo do centro do corpo nos tiros frontais”.

“Quando possível, ao evitar tiros no peito com ECDs (Electronic Control Devices)¹ evita-se a polêmica sobre se ECDs afetam ou não o coração humano”, explicou o boletim.

“Pesquisadores concluíram que uma curta distância entre o dardo do ECD e o coração é o principal fator para determinar se um ECD vai afetar o coração.O risco é considerado extremamente baixo ao utilizar em campo”, disse.

Tasers, que carregam um impacto de 50.000 volts que pode paralisar alvos em até 10 metros (30 pés) de distância, são utilizados por várias forças policiais de todo o mundo, incluindo na Grã-Bretanha, Canadá, França, Grécia, Israel e nos Estados Unidos.

Ativistas de direitos humanos tem criticado há muito tempo as armas de choque, contestando afirmações anteriores do fabricante de que elas são uma alternativa segura e não-letal as armas de fogo.

Mais de 350 pessoas morreram entre 2001 e Dezembro do ano passado após terem sido atingidas pelas armas, segundo a Anistia Internacional, que tem monitorado as mortes atribuídas ao Taser.

¹ Dispositivos de Controle Eletrônico

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: