Nova Gestapo da UE Espiona os Britânicos

 http://express.co.uk/posts/view/165256/New-EU-gestapo-spies-on-Britons

Sexta-feira 26 de Março de 2010    Por Mary Reynolds

MILHÕES de britânicos encaram o fato de serem espionados por uma nova agência de inteligência Européia, a qual foi concedida assustadores poderes para intrometer-se em nossas vidas.

A Europol pode acessar informações pessoais de qualquer pessoa – incluindo as suas opiniões políticas e preferências sexuais – se suspeitar, com ou sem razão, que ela possa estar envolvida em qualquer ” ato preparatório ” que poderia conduzir a atividade criminosa.

A falta de clareza sobre as atribuições da agência situada em Haia, provocou ontem furiosos protestos, com críticos avisando que os espiões da UE ameaçam nosso direito à liberdade de expressão.

Entende-se que a agência vai concentrar-se em qualquer um com pensamento ” xenófobo ” ou propenso a cometer um crime envolvendo o meio ambiente, computadores ou automóveis.

Isso pode incluir monitoramento secreto de pessoas que negam a existência de alterações climáticas ou falam sobre questões polêmicas.

Paul Nuttall, presidente do Partido da Independência do Reino Unido, disse: ” Estou horrorizado. Nós pensamos que o Estado Big Brother de Gordon Brown era bastante ruim, mas pelo menos vamos expulsá-lo em maio. Esses caras nós não podemos expulsar a menos que deixemos a UE “.

James Welch, diretor jurídico da campanha do grupo Liberty, disse: ” Temos enormes preocupações de que a Europol parece ter sido dotada de poderes para armazenar informações muito sensíveis e de investigar assuntos que nem mesmo são crimes no país. Qualquer extensão dos poderes de polícia, em qualquer nível tem de ser devidamente discutida e analisada. ”

Até 1º de Janeiro, a Europol era uma polícia financiada por vários estados para ajudar a combater o crime organizado internacional. Mas ela foi recriada como o braço oficial de coleta de informações criminais da UE e Bruxelas aumentou imensamente seus poderes.

Ela pode agora mirar mais do que simplesmente o crime organizado e as exigências de provas necessárias para iniciar um acompanhamento individual foram diminuídas.

A Europol também foi absorvida pela superestrutura da UE, então terá um financiamento centralizado, jogando para longe um ponto chave em sua independência.

Os militantes ontem à noite manifestaram preocupações sobre a lista indefinida de ” crimes graves ” que a agência pode ajudar a investigar, que incluem o racismo e xenofobia, crime ambiental e corrupção. Entre os dados pessoais que podem ser coletados e armazenados estão ” dados comportamentais “, incluindo ” estilo de vida e cotidiano; deslocamentos; lugares frequentados “, situação fiscal e perfis de DNA e voz.

Quando for relevante, a Europol também será capaz de guardar os dados de uma pessoa sobre suas ” opiniões políticas, crenças religiosas ou filosóficas, filiação sindical e dados relativos a saúde e a vida sexual. ”

Sean Gabb, diretor da Aliança Libertária, advertiu que isto ameaça o nosso direito à liberdade de expressão.

” Não me surpreende que tenham sido entregues a Europol estes poderes bastante assustadores “, disse ele.” Nós agora vivemos em um estado Pan-Europeu, então já era de se esperar que ele teria uma força policial federal com poderes sobre nós. ”

” Existe um real perigo real de que a resistência às políticas da UE poderiam tornar um indivíduo passível de prisão. “

” Por exemplo, se Bruxelas adotar uma postura linha dura sobre as mudanças climáticas, é possível que alguém que divulgue o seu ceticismo sobre as mudanças climáticas possa ser acusado de cometer crime ambiental, por ter enfraquecido os esforços da UE para salvar a humanidade.”

Timothy Kirkhope, líder conservador no Parlamento Europeu, disse: ” a nova atribuição da Europol expandiu significativamente os seus poderes. “

” Há uma real possibilidade de que suas atribuições indefinidas vão permiti-los gradualmente extender suas áreas de intervenção ainda mais.”

O Ministério do Interior sustenta que as mudanças foram de interesse da Grã-Bretanha.

Um porta-voz disse: ” A Europol está agora em uma posição muito mais forte para um melhor apoio à nossa luta contra a grave e organizada criminalidade e ao terrorismo.”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: