A Implantação do Estado Policial no Rio de Janeiro V

Quais as verdadeiras razões da Ocupação das Favelas ?

Parte 4 – As Verdadeiras Razões

Rorschachbr
PlanetaPrisão
Quinta 22 de Abril, última atualização 14 de maio.

Nas partes anteriores desta série foi demonstrado que a ocupação dos morros da Zona Sul pela polícia militar tem como principal objetivo criar uma imagem positiva do Rio de Janeiro, mesmo que nas outras regiões da cidade a situação esteja visivelmente ficando pior. Todos os cariocas sabem que seus governantes gastam da forma que quiserem as verbas públicas. É óbvia a preocupação das autoridades com a Zona Sul, e apesar de sempre ser favorecida pelos governantes, esta região da cidade estava convivendo com uma ameaça capaz de frustar os planos para a realização da Copa e das Olimpíadas: o CRACK. O clima de aparente normalidade foi quebrado pela disseminação desta devastadora droga. A relação de proximidade entre os moradores do morro e do asfalto, a pouca repressão ao consumo de drogas e a relação custo-benefício, fez essa droga se espalhar com força em todas as classes sociais. Eis o X da questão ! O crack estava dizimando indiscriminadamente ricos e pobres. Os crimes praticados pelos usuários foram parar nas manchetes, as cracolândias multiplicando-se, as ruas cheias de viciados, clínicas de reabilitação lotadas, uma situação em crescente descontrole. A Zona Sul cada vez mais parecendo a Zona Norte. Será que seus bem informados moradores não sabiam que o crack é uma droga que vicia e mata rapidamente? O governo gastou um dinheirão em comerciais de TV e rádio em vão. Já existia tanta opção para as classes mais altas: maconha, cocaína, ecstasy, lança-perfume, LSD, etc… Por que a playboizada tinha que gostar de crack? Não restava outra saída

E então, o que para muitos era impossível aconteceu: o poder público retomou o controle sobre áreas que estavam há anos sob domínio de facções criminosas. Então, o governo resolveu finalmente agir em prol dos mais necessitados, certo? Errado! Na verdade, os governantes sempre agem visando seus próprios interesses, e o maior deles é continuar no poder. O Brasil vai sediar a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. É óbvio que não haveria condições, principalmente no Rio de Janeiro, para a realização destes eventos. Essa é uma das razões da escolha ser feita com anos de antecedência. Com a desculpa dos grandes eventos torna-se mais fácil para a implementação de medidas mais repressivas como o famoso choque de ordem do prefeito Eduardo Tirapaez, que se porta como um síndico de condomínio, regulando os minímos detalhes da vida do cidadão. Voltando ao assunto principal, observamos que antes da confirmação do Rio como sede olímpica tinham sido instaladas 4 UPPs: Santa Marta, Cidade de Deus, Batan e Chapéu Mangueira em um período de 10 meses. Após a vitória do Rio, em 6 meses já foram ocupadas mais 3 favelas: Pavão/Cantagalo, Tabajaras/Cabritos, Providência e uma ação mais abrangente está em curso no Complexo do Borel, composto por 7 favelas sob domínio de facções rivais. Pode-se alegar que já existe uma maior experiência sendo possível avançar mais rapidamente agora do que antes. É apenas coincidência estarmos em ano de eleições. Imagina se alguém vai querer tirar proveito disso.

Mas espere aí, eu falei que o objetivo é a pacificação da Zona Sul, e nem todas as favelas ocupadas pertencem a essa região. Será que me enganei sobre as nobres intenções deste governo ? Humm… vamos analisar: após o Santa Marta foi ocupada a Cidade de Deus, que só tem o nome, lugar pobre e sem infraestrutura, acesso para a Barra da Tijuca vindo da Linha Amarela e Jacarépaguá. É um ponto estratégico. Em seguida a favela do Batan, que acredito ter sido um acidente de percurso após a denúncia do jornal O Dia de que seus repórteres foram torturados pela milícia que controlava o local. O morro da Providência é um ponto estratégico importante para o acesso a Zona Sul e estava sendo refúgio para os criminosos que fugiram das favelas ocupadas. Em relação a Tijuca a situação é até mais fácil de explicar: um bairro que vinha sendo desvalorizado ano após ano apesar de ter uma população de alto poder aquisitivo. Se fossem mais unidos e organizados deixariam de pagar IPTU e outras taxas, pois não tinham nenhum retorno do poder público. Por justiça deveria ter sido o primeiro bairro dessas ocupações. Sem esquecer que o Maracanã fica localizado neste bairro, importante acesso à Barra da Tijuca via Alto da Boa Vista. Os morros do Santo Amaro, Azul e Cerro Corá localizados respectivamente nos bairros do Catete, Flamengo e Cosme Velho não foram ocupados. Talvez o tráfico esteja supostamente enfraquecido ou a repercussão na mídia, ainda que ocorra, não tenha o mesmo impacto de Copacabana ou Ipanema. Será que seus moradores estão felizes ? 

Gostaria de deixar bem claro que a estratégia do governo está sendo muito bem sucedida no que se refere a extinção do domínio das facções criminosas sobre estas localidades, o chamado poder paralelo, que ditava todas as regras. Agora quem manda é o governo, e isto me causa um grande temor…

2 respostas para A Implantação do Estado Policial no Rio de Janeiro V

  1. Reconheço que você deve ter razão mas antes ninguém fazia nada. E não é só a Zona Sul, a Tijuca foi ocupada e agora é a vez do Complexo da Maré.

  2. rorschachbr disse:

    O comentário do Dr Heitor de Paola foi feito antes do término do artigo mas devo fazer as seguintes observações:
    #1 O Dr poderia ser mais claro, afinal “deve ter razão” ficou vago.Tenho ou não razão ?
    #2 Eu concordo com a afirmação que “antes ninguém fazia nada” mas só estão fazendo agora pelos motivos citados no artigo.
    #3 “A Tijuca foi ocupada”.A Tijuca está sendo ocupada, e ainda não está dominada.
    #4 “É a vez da Maré”.Eles apenas anunciaram o próximo objetivo.Assim dá tempo de organizar a retirada.

    .

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: