O Mundo Mágico do Jornal O DIA

 

Rorschachbr

1 de Fevereiro de 2011

O jornal O DIA é o maior veículo de propaganda dos governos no Rio de Janeiro. Se você o adotar como única fonte de notícias vai achar que o mundo é maravilhoso!!

No dia 31 de janeiro temos a principal manchete:

Concursos: 42 mil vagas e salários de até R$10 mil.

Acho que o problema do desemprego está resolvido não é mesmo? Todos trabalhando para o governo.

Após o índice vamos a primeira grande notícia:

Portas abertas para o mosquito da dengue – Em um ano, agentes foram impedidos de procurar e eliminar focos do Aedes aegypt em 1,1 milhão de domícilios na cidade.

O velho truque de jogar a culpa da nas costas do povo e ainda de forma subliminar sugerir que devemos deixar entrar estranhos em nosso lar apenas porque são funcionários do governo. Direito à propriedade e à privacidade não são importantes. E tome estatísticas: 74 em cada 100 focos do mosquito estão nas casas, mesmo sem entrar eles sabem que a culpa é nossa. Imagino então que os moradores destas casas morrerão brevemente, certo? Tem até telefone para denunciar…

Na pág. 6 uma notícia muito relevante: Dia e noite de praias lotadas.

De quebra uma pequena propaganda para o Banco do Brasil falando sobre o 1º terminal de autoatendimento na orla, até março virão mais 6. Este anúncio foi pago ou foi cortesia?

Na pág. 7 notícias sobre os ensaios das escolas de samba e desfiles de blocos com destaque para a separação da gostosa Sabrina Sato de seu namorado após 1 e 5 meses e o prefeito Eduardo TiraPaes “prestigiando” a estréia da Ellen Rocche na Porto da Pedra. Estamos bem informados.

E agora as últimas do Complexo do Alemão: na pág. 8 somos apresentados a 5 “meninas” da favela, entre 15 e 19 anos, que tentam a carreira de modelo. Elas foram descobertas em uma das “oficinas” de cultura, artes, artesanato e esportes promovidas pela prefeitura. Sem dúvida essas atividades são vitais para o desenvolvimento do nosso país. E na pág. 9 sabemos que uma parceria entre o Afroreggae e a Polícia Civil produziu entrevistas emocionantes com os moradores feitas por um policial. Alguma denúncia sobre as dezenas de invasões e furtos nas residências? É, acho que não…

Finalmente na pág. 10 temos 2 notícias que não são felizes: chegou a 856 mortos e 30 mil desabrigados na Região Serrana. Mas… e o número de desaparecidos? Todos já foram encontrados? Silêncio. E a base de operações da Força de “ Pacificação ” no Complexo foi transferida de um CIEP no Alemão para o CPOR que fica na… Av. Brasil!! A propósito, essas notícias ocupam 2 pequenos quadros na parte inferior da página. Olhe com atenção que você vai achar.

Em tempo: as informações para este artigo foram extraídas do próprio jornal (?) O Dia, que foi encontrado no seu devido lugar: a lata de LIXO!! Não comprem este troço, a menos que você tenha aversão a realidade e prefira os contos de fadas…

Uma resposta para O Mundo Mágico do Jornal O DIA

  1. bijuxinthebox disse:

    Carioca do Méier, 64 anos (mas com corpinho de 63), jornalista premiada por reportagens em jornal do Rio e outro do DF, Correio Braziliense, e com passagens por alguns dos jornais e revistas de SP, MG e ES, eu me congratulo com o autor. É isso aí mesmo!! Que droga de jornalismo é esse?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: