Se Você Disser “Protesto” Ao Telefone Na China, Ligação É Encerrada Automaticamente

http://www.businessinsider.com/china-censorship-2011-3

Pascal-Emmanuel Gobry | 22 de Março de 2011, 6:16

China está reforçando ainda mais a censura na internet, informa o NY Times.

A história narra um episódio para abrir os olhos: um empresário chinês estava no telefone com sua namorada e brincou, citando Shakespeare: “ Acaso, a senhora protesta demais ”. Após a palavra “ protesto¹”, o telefonema foi cortado. Ele estava falando em inglês, mas isso também aconteceu com pessoas falando em mandarim, portanto não é apenas um liga-desliga.

Esse e outros eventos como o bloqueio do Gmail na China mostram que, no rastro dos protestos no Oriente Médio e outras regiões, o governo chinês está reforçando ainda mais seu controle sobre a internet. ( Isto faz as ações das empresas de internet chinesas subirem )

Ele também mostra a incrível proeza técnica dos censores da China: eles são capazes do monitoramento e reconhecimento de linguagem em milhões de conversas por telefone, em inglês e mandarim, e de interrompê-las em tempo real. É uma incrível façanha tecnológica. Enquanto isso a Birmânia,² um aliado da China e uma das ditaduras mais reclusas do mundo, está fechando o cerco ao Skype, que é uma das poucas portas para o mundo externo.

Os serviços de VPN, que permitem ao usuários driblarem o “ Grande Firewall ” estão cada vez mais sendo interrompidos, e em geral, está muito mais difícil acessar sites por fora do firewall agora.

É difícil ver uma ponta de esperança nisso. O governo chinês está claramente assustado com a militância online e está fazendo tudo que pode para reprimi-la, o que está afetando a todos, não só aos ativistas conectados.

¹ Em inglês, o tempo verbal e o substantivo tem a mesma grafia: protest -> protesto

² Conhecido hoje por Mianmar

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: