Câmeras Embutidas em Manequins Espionam Compradores

Manequins ultra tecnológicos gravam conversas

http://www.prisonplanet.com/cameras-inside-mannequins-spying-on-shoppers.html

Paul Joseph Watson
Prison Planet.com
21 de Novembro de 2012

Justamente quando você pensou que era impossível a vigilância ficar mais assustadora, uma empresa anunciou ter criado manequins com câmeras embutidas capazes de espionar os consumidores e gravar suas conversas – e que já foram implantadas em várias lojas famosas por todo o mundo.

Obs: Como não consegui incluir o vídeo do site Bloomberg no post, substitui por um do youtube tratando do mesmo assunto.

O manequim EyeSee, desenvolvido pela empresa italiana Almax, conta com a tecnologia usada para identificar criminosos nos aeroportos, que utiliza um software de reconhecimento facial para identificar a raça, idade e o sexo do comprador enviando a informação para um banco de dados central. A câmera está embutida no olho do manequim.

A empresa recusou-se a divulgar quais varejistas estavam usando os manequins, mas confirmaram que eles já estavam sendo usados em três países europeus e nos Estados Unidos. O CEO Max Catanese acrescentou que cinco importantes varejistas de moda de luxo já tinham implementado “algumas dúzias” de manequins, encomendando muitos outros.

A empresa planeja atualizar a tecnologia dentro dos manequins de $5.000 dólares para capacitá-los a escutar a conversa dos compradores enquanto caminham pela loja.

Os dispositivos de vigilância são supostamente usados para montar um perfil do tipo de compradores que entram na loja, quando e o quê estão procurando. No entanto, defensores da privacidade mostraram-se preocupados de que a tecnologia seja apenas mais um exemplo do setor comercial recorrendo ao Big Brother em uma tentativa de aumentar os lucros.

“Ter câmeras escondidas em um manequim é nada menos que assustador. O uso de tecnologias de vigilância disfarçada por lojas, para proporcionar um atendimento personalizado parece ser totalmente desproporcional,” disse Emma Carr, vice-diretora da campanha pelos direitos civis do grupo Big Brother Watch.

“O fato das câmeras estarem ocultas indica que as lojas tem plena consciência de que muitos clientes desaprovariam esse tipo de monitoramento,” acrescentou.

O advogado Cristopher Mesnooh salientou também que, uma vez que não há advertência de que os consumidores estão sendo gravados, os manequins espiões poderiam representar uma violação das leis de privacidade.

“ Se você for ao Facebook, antes de iniciar o cadastro, você pode verificar exatamente quais informações ele vão coletar e o que vão fazer com elas, ” disse Menoosh à Bloomberg. “ Se você estiver andando em uma loja, onde está a escolha? ”

O que vem a seguir ? A DARPA vai animar os manequins e transformá-los em agentes de segurança que ganham vida para prender ladrões ?

Fazer compras está virando a linha de frente da vigilância invasiva moderna de inúmeras maneiras diferentes, de etiquetas RFID em roupas aos scanners de corpo despido como nos aeroportos que ajudam compradores decidirem se as roupas cabem – assim como disparam ondas de rádio em sua pele que especialistas em saúde tem advertido que podem danificar o DNA humano.

No ínicio do ano, a Redpepper, uma empresa sediada em Nashville, anunciou ter criado uma aplicação para o Facebook que funciona com câmeras de reconhecimento facial para identificar clientes assim que eles entram em bares e lojas, e então fornece cupons de desconto para seus telefones celulares.

Apesar da empresa por trás dos manequins espiões alegar que a tecnologia é “cega” e não será usada para identificação de pessoas, apesar da mesma tecnologia  já estar sendo utilizada para identificar pessoas nos aeroportos, a que distância estamos do assustador cenário descrito nas cenas de Minority Report mostradas abaixo ?

*********************

Paul Joseph Watson é o editor e redator do PrisonPlanet.com. Ele é o autor de Order Out Of Chaos. Watson também é um apresentador ocasional do Alex Jones Show.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: