Reino Unido ´deve registrar ´a utilização de internet e telefone

http://news.bbc.co.uk/2/hi/uk_news/8087530.stm

Todo o tráfego de internet e telefonia deve ser registrado para ajudar na luta contra o terrorismo, de acordo com um antigo chefe de espionagem britânico.

Defensores dos direitos civis têm criticado os planos ministeriais para registrar detalhes de cada conexão, classificando como “Orwellianos”.¹

Mas Sir David Pepper, que dirigiu centro de escuta GCHQ por cinco anos, disse à BBC que vidas seriam postas em risco se o Estado não pudesse rastrear as comunicações.

Agências enfrentam “enormes pressões” para acompanhar a tecnologia, disse ele.

“É uma corrida armamentista ininterrupta, se você preferir. Quanto mais tecnologia, mais diferentes tecnologias tornam-se disponíveis. O equilíbrio vai mudar constantemente.”

O trabalho do GCHQ, que fornece informações sobre ameaças externas e internas, é tão secreto que até a década de 1980 o governo recusava-se a discutir a sua existência.

Em sua primeira entrevista desde que afastou-se como diretor em 2008, Sir David disse ao programa da BBC2 Who’s Watching You, que a agência tinha “alvos muito sofisticados”.

“Existem muitas pessoas que farão todo o possível para tornarem-se difíceis de serem descobertas “.

“Isso coloca uma enorme pressão sobre você. Todo mundo na agência está perfeitamente ciente de que se eles não fizerem o seu trabalho adequadamente uma das consequências pode ser outro atentado terrorista “.

“A coisa que mais te preocupa é o ataque que você não viu acontecer”.

No ano passado, a então Ministra do Interior Jacqui Smith anunciou planos para uma base de dados para gravar detalhes de horários e datas das mensagens e chamadas telefônicas, mas disse que o conteúdo das conversas não seriam guardados.

Ela disse que esses dados foram utilizados como “provas importantes em 95% dos casos graves de criminalidade” e, em quase todas as operações do serviço de segurança.

Onipresente ²
Detalhes das vezes, datas, duração e locais de chamadas de telefones móveis, números discados , sites da web visitados e e-mails enviados já são armazenados pelas empresas de telecomunicações por 12 meses sob um acordo voluntário.

No entanto, os Liberais Democratas disseram que os planos do governo eram “incompatíveis com um país e um povo livre”.

Em Fevereiro, a Comissão de Constituição dos Lordes disse que a vigilância eletrônica e a coleta de dados pessoais tinha se tornado ” onipresente ” na sociedade britânica.

Seus membros disseram que a situação ameaçava enfraquecer a democracia.

No entanto, Sir David disse que ele estava falando para ajudar as pessoas a compreenderem que as agências estavam ali para protegê-los.

¹ Em referência ao autor de 1984 , filme sobre um Governo Totalitário.
² Pervasive : também traduzido como penetrante, sutil.

2 respostas para Reino Unido ´deve registrar ´a utilização de internet e telefone

  1. Teóphilo disse:

    Rapaz! O link que deixou lá no comentário me levou para um painel de controle e quase que eu me inscrevo no WordPress (rsrsrs)!

    Mas esse controle opressivo que o estado está exercendo e expandindo a cada dia é uma das condições inerentes ao domínio total necessário ao anticristo.
    Não sei onde você mora, mas aqui no Rio de Janeiro os governos já perseguem e oprimem o cidadão comum para que se cumpra a profecia bíblica sobre “os tempos difíceis como nunca houve”!
    O governo precisa de dinheiro para sustentar a indecência de sua corrupção e vai buscar recursos oprimindo até mesmo os humildes!

    E o mais triste é que essa situação ainda vai piorar mais…

    Obrigado pela visita e pelo comentário!

    Que Deus o abençoe!

  2. Fernando disse:

    Bom trabalho no blog! Abraço,
    Fernando

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: