David Edwards e John Byrne
Raw Story
Quarta-feira, 12 de agosto de 2009
Uma equipe de cientistas da computação na Universidade da Califórnia, San Diego, das Universidade de Michigan e Princeton anunciaram uma nova maneira de roubar votos eletronicamente nesta segunda-feira.
“Queríamos descobrir se um criminoso real poderia fazer isso, começar do zero, sem acesso ao código fonte ou outras informações técnicas muito bem guardadas”, o apresentador começa.”Enfrentamos vários desafios: obter uma máquina de votação, descobrir como ela funciona, encontrar uma fraqueza, superar as características de segurança da máquina, e construir o software de ataque”.
“No final, descobrimos que é possível mudar votos sem ser detectado e que este ataque leva muito menos tempo e dinheiro do que se poderia esperar”, disse o apresentador.
Um professor de Princeton teve a oportunidade de adquirir cinco máquinas de votação por apenas U$82 que tinham sido revendidas em um site de leilão do governo.As máquinas adquiridas foram originalmente vendidas pela Sequoia Voting Systems.
Embora as máquinas de votação fossem mais velhas e tivessem sido descontinuadas pela Carolina do Norte, onde foram originalmente utilizadas, os dispositivos de votação ainda estão em uso na Louisiana e em Nova Jersey.
Professores e estudantes graduados em ciência de computação descobriram que poderiam mudar votos usando uma técnica chamada ” return oriented programming “.
Os estudantes teorizaram que as máquinas de votação poderiam ser facilmente invadidas por atacantes na noite antes da eleição, sendo instalado o software de votação hackeado.No dia seguinte, as máquinas produziriam votos alterados impossíveis de serem detectados.
O estudo foi feito com 16 alunos formados e um custo total de U$ 100.000 – uma minúscula fração do dinheiro gasto por ambos os partidos durante a campanha presidencial 2008.
Este vídeo é da Universidade da Califórnia, San Diego divulgado em 10 de agosto de 2009.
Obs: Não traduzido
Infelizmente estamos vivendo em plena ditadura eleitoral. A população está totalmente desinformada. São eleitos quem os poderosos querem. As pesquisas de opinião fazem parte de um esquema montado: as urnas eletrônicas são totalmente manipuláveis. Ainda temos uma chance: é através do trabalho de concientização e informação aos eleitores que podemos mudar esta situação.
Site: http://www.fraudeurnaseletronicas.com.br
[…] https://planetaprisao.wordpress.com/2009/08/17/cientistas-da-computacao-divulgam-nova-tecnica-de-hack… […]