Cientistas da Computação divulgam nova técnica de “hackear” as máquinas de votação alterando votos com sucesso

David Edwards e John Byrne
Raw Story
Quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Uma equipe de cientistas da computação na Universidade da Califórnia, San Diego, das Universidade de Michigan e Princeton anunciaram uma nova maneira de roubar votos eletronicamente nesta segunda-feira.

“Queríamos descobrir se um criminoso real poderia fazer isso, começar do zero, sem acesso ao código fonte ou outras informações técnicas muito bem guardadas”, o apresentador começa.”Enfrentamos vários desafios: obter uma máquina de votação, descobrir como ela funciona, encontrar uma fraqueza, superar as características de segurança da máquina, e construir o software de ataque”.

“No final, descobrimos que é possível mudar votos sem ser detectado e que este ataque leva muito menos tempo e dinheiro do que se poderia esperar”, disse o apresentador.

Um professor de Princeton teve a oportunidade de adquirir cinco máquinas de votação por apenas U$82 que tinham sido revendidas em um site de leilão do governo.As máquinas adquiridas foram originalmente vendidas pela Sequoia Voting Systems.

Embora as máquinas de votação fossem mais velhas e tivessem sido descontinuadas pela Carolina do Norte, onde foram originalmente utilizadas, os dispositivos de votação ainda estão em uso na Louisiana e em Nova Jersey.

Professores e estudantes graduados em ciência de computação descobriram que poderiam mudar votos usando uma técnica chamada ” return oriented programming “.

Os estudantes teorizaram que as máquinas de votação poderiam ser facilmente invadidas por atacantes na noite antes da eleição, sendo instalado o software de votação hackeado.No dia seguinte, as máquinas produziriam votos alterados impossíveis de serem detectados.

O estudo foi feito com 16 alunos formados e um custo total de U$ 100.000 – uma minúscula fração do dinheiro gasto por ambos os partidos durante a campanha presidencial 2008.

Este vídeo é da Universidade da Califórnia, San Diego divulgado em 10 de agosto de 2009.

Obs: Não traduzido

2 respostas para Cientistas da Computação divulgam nova técnica de “hackear” as máquinas de votação alterando votos com sucesso

  1. claudio Luiz disse:

    Infelizmente estamos vivendo em plena ditadura eleitoral. A população está totalmente desinformada. São eleitos quem os poderosos querem. As pesquisas de opinião fazem parte de um esquema montado: as urnas eletrônicas são totalmente manipuláveis. Ainda temos uma chance: é através do trabalho de concientização e informação aos eleitores que podemos mudar esta situação.

    Site: http://www.fraudeurnaseletronicas.com.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: